Linkedin Analytics: como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico

Linkedin Analytics: como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico

As métricas de análise do Linkedin Analytics são, definitivamente, a melhor ferramenta para ajudar a perceber se a sua estratégia está a correr bem ou se pode ser otimizada. Esses dados permitem-nos comprovar e melhorar o ROI nesta rede social.

Se a sua empresa já está a usar o Linkedin para negócios, a análise das métricas da sua Página de Empresa deve ser parte integrante da sua estratégia nesta plataforma social. Isto porque as ferramentas de análise auxiliam no rastreio de diferentes e importantes insights.

Mas será que o Linkedin Analytics é assim tão importante?

Mapear a análise dos objetivos alcançados no Linkedin é essencial quando o assunto é quantificar os resultados e fornecer os dados necessários para melhorar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) da sua estratégia nesta rede social.

Em outras palavras, com o Linkedin Analytics será possível averiguar de modo mais assertivo o alcance dos objetivos da sua estratégia na plataforma, como crescimento do seu público, o aumento dos níveis de engagement ou, até mesmo, as conversões.

Tudo sobre Linkedin Analytics - como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico - Pedro Caramez - Linked2Power - 1

Neste artigo aprenderá, dentre outras coisas, sobre como a utilizar o Linkedin Analytics, quais as métricas que devem ser monitoradas, além de algumas dicas para simplificar os seus relatórios.

Tudo a postos para aprender como monitorizar as métricas da sua Página de Empresa no Linkedin? Vamos a isto!

Como transformar as análises do Linkedin Analytics em ação

Precisa preparar um relatório de análise dos resultados da sua Página de Empresa no Linkedin e não sabe bem por onde começar? Não entre em pânico! Para simplificar, dividi este conteúdo em quatro áreas de análise para ter em atenção:

  • Visitantes
  • Atualizações
  • Seguidores
  • Divulgação por funcionários

Ao longo deste artigo, exploraremos ao pormenor a plataforma de análise do Linkedin peça por peça para destacar como pode traduzir os seus números em táticas acionáveis.

Tudo sobre Linkedin Analytics - como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico - Pedro Caramez - Linked2Power - 1

1. Visitantes

A secção “Visitantes” do Linkedin Analytics fornece dados sobre a página da sua empresa, não do seu conteúdo. Esses pontos incluem:

  • Visualizações da página: o número total de vezes que a página da sua empresa foi visualizada durante o intervalo de datas especificado.
  • Exibições exclusivas: o número total de utilizadores exclusivos que visualizaram a página da sua empresa. Este número exclui várias visitas de um mesmo utilizador.
  • Dados demográficos dos visitantes: esta secção mostra quem está a visualizar a página da sua empresa (Função, Localidade, Experiência, Setor, Tamanho da empresa).
Como analisar as métricas do Linkedin e melhorar o seu desempenho orgânico - Pedro Caramez - Linked2Power - 1

Esta parte do relatório contém dados demográficos sobre os visitantes da sua página, permitindo saber se os utilizadores que visualizam os seus conteúdos são, de facto, o público que deseja alcançar.

2. Atualizações

Antes de mais, é importante perceber que ganhar seguidores no Linkedin significa entender quais são tipos de conteúdo que efetivamente atraem o seu público-alvo. Neste sentido, são muitas as opções no que diz respeito aos formatos que se pode publicar na plataforma — texto, vídeos, infográficos, fotografias, ficheiros, etc (saiba mais neste artigo).

Na secção do Linkedin Analytics relativa aos conteúdos partilhados na sua Página de Empresa, poderá analisar o seguinte:

  • Impressões e impressões únicas: o número de vezes que uma publicação foi exibida para membros do Linkedin.
  • Cliques: o número de vezes que o nome, conteúdo ou logótipo da sua empresa foi clicado.
  • Interações: o número de engajamentos (reações, comentários ou partilhas) nas suas publicações.
  • Seguidores adquiridos: o número de novos seguidores que a sua página ganhou em determinado intervalo temporal, sendo que os dados patrocinados exibem seguidores conquistados por Sponsored Ads e Sponsored Content.
  • Taxa de engajamento: o número de interações dividido por impressões.
como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico - Pedro Caramez - Linked2Power - 4

DICA EXTRA: a secção de engajamento analisa os tipos de interações que os seus posts receberam. Lá, pode ver quantos cliques, reações, comentários e partilhas as suas publicações conquistaram. Também terá acesso à percentagem de engajamento a partir de atualizações patrocinadas (Sponsored Ads e Sponsored Content).

como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico - Pedro Caramez - Linked2Power - 4

Também é importante colocar os seus dados de engajamento em contexto. Por exemplo, observe as publicações que geram um debate ou reações positivas e, assim, identificar quais são os formatos de conteúdo que deve produzir no futuro, tendo como base o feedback da sua audiência.

LEIA TAMBÉM: Tipos de Conteúdo para Linkedin essenciais para a sua estratégia online

3. Seguidores

Claro, um componente-chave da sua estratégia de conteúdo é simplesmente alcançar as pessoas com o perfil adequado conforme os objetivos da sua Empresa. Esta secção do Linkedin Analytics fornece uma visão ampla sobre o seu público na plataforma.

Aqui terá acesso ao número total de seguidores, dados demográficos do público e tendências no crescimento dos seguidores da sua página. Será possível visualizar e analisar o seu público por:

  • Localidade: percentagem de utilizadores que visitaram a página a partir de localizações geográficas específicas.
  • Função: saber a que função o seu público atende será extremamente útil para definir os temas abordados nas suas publicações.
  • Nível de experiência: esta informação é crítica porque, dependendo da sua marca, pode estar a tentar alcançar profissionais de nível inferior, médio ou alto. O acesso a esses dados permite saber se está a atrair o público mais adequado.
  • Setor: se tem como alvo um setor específico, obviamente quererá ficar de olho nesses dados. Não apenas poderá verificar se está a comunicar para o público-alvo apropriado, como também poderá obter ideias para novos segmentos de mercado a explorar.
  • Tamanho da empresa: esses dados dividem o seu público a depender de quantos funcionários as empresas têm, informações fundamentais se deseja alcançar empresas de portes variados.
como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico através de dados analíticos do Linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 5
como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico através de dados analíticos do Linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 5

LEIA TAMBÉM: Saiba como publicar Artigos de formato longo no Linkedin

4. Divulgação por funcionários

Comece a acompanhar as suas recomendações a funcionários de conteúdos publicados na sua Página de Empresa. Será possível avaliar o impacto das suas recomendações como parte estratégica de um Programa de Employee Advocacy.

Como bem explica o Linkedin Help, a secção para análise da divulgação por funcionários dá aos administradores de uma página do Linkedin a oportunidade de avaliar tendências no envolvimento de funcionários e membros da rede com conteúdo recomendado na guia “Minha empresa”.

Isso inclui métricas como o número de recomendações feitas a colaboradores conectados à página da sua marca e o número de comentários de membros do Linkedin em publicações feitas por colaboradores da sua empresa.

Programa de Employee Advocacy - Pedro Caramez - Linked2Power

Análises possíveis com o Linkedin Analytics

Resumidamente, como explica o Linkedin Help, é possível obter informações sobre o desempenho da Linkedin Page a partir de dados analíticos detalhados que avaliam tendências em métricas e períodos específicos. As análises estão disponíveis para todas as funções de administrador da página e incluem o seguinte:

TIPO ANALÍTICODEFINIÇÃOFINALIDADE
Atualizações (desktop)
Conteúdo (móvel)
Eficácia de suas atualizações,
incluindo vídeos postados
Avaliar a qualidade e os tópicos de
conteúdo compartilhado com sua Página
seguidores e visitantes
Seguidoresdados demográficos e fontes de
seguidores
Entenda quem está seguindo o seu
Página e como se envolver melhor com
eles
Visitantesdados demográficos e fontes de
visitantes
Entenda quem está visitando o seu
Página e como convertê-los
em um seguidor
Divulgação por funcionáriosEngajamento de funcionários e membros a partir do conteúdo
recomendado aos funcionários
Avaliar a qualidade do conteúdo e
engajamento com funcionário
conteúdo recomendado
Marca empregadoraEngajamento com o seu Career PagesEntenda como melhorar
engajamento com sua carreira
Audiência de páginas
Fonte: Linkedin Help

Como criar um relatório através do Linkedin Analytics?

Exportar os dados analíticos do Linkedin é muito fácil. Para isto, basta seguir as etapas listadas abaixo para ter acesso ao seu relatório:

  1. Aceda a “Versão do Administrador” da sua página.
  2. Clique na opção “Análise”, localizada no menu superior da página.
  3. Selecione uma das opções disponíveis para análise: Visitantes, Atualizações, Seguidores ou Divulgação por funcionários.
  4. Em seguida, clique no botão “Exportar”, disponível no canto superior direito da página de análise selecionada.
  5. Selecione o “Intervalo de tempo” para o qual deseja criar um relatório e clique em “Exportar”.
  6. A transferência do arquivo .xls será iniciado automaticamente e o ficheiro será descarregado para o seu computador.
como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico através de dados analíticos do Linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 4

Vale lembrar que o Linkedin permite ao utilizador recuperar dados de até um ano atrás! Após fazer a transferência dos seus relatórios, poderá dar uma vista de olhos em cada um deles e analisar de que forma poderá usar toda essa informação a favor da sua Estratégia Linkedin.

LEIA TAMBÉM: Saiba porque o seu negócio precisa de uma Página de Empresa no Linkedin

Usar o Linkedin Analytics é definitivamente uma ótima maneira de levar a sua análise de dados para o próximo nível. Este recurso da rede social profissional permite não apenas melhorar a eficácia dos seus relatórios, como também ajudará a obter uma visão mais aprofundada das suas métricas e como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico.

Tenha em mente que a gestão bem-sucedida de uma Página de Empresa no Linkedin não está relacionada apenas com o conteúdo partilhado. O algoritmo da rede social profissional, bem como o feedback da sua audiência, deve impactar o que publica e quando publica.

O Linkedin Analytics fornece os insights de que precisa para avaliar a eficácia da sua estratégia de Marketing e Vendas. Além disso, Páginas Corporativas disponibilizam muito mais estatísticas do que um simples perfil.

*

Já conhecia os recursos de análise de dados do Linkedin? Costuma utilizar este recurso para analisar quais os tipos de conteúdos e ações são mais adequadas a sua estratégia ou a precisar de adaptações? Partilhe nos comentários um pouco da sua experiência!

*


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!