5+1 Tipos de Conteúdo para LinkedIn essenciais para sua estratégia online

5+1 Tipos de Conteúdo para LinkedIn essenciais para sua estratégia online

Saiba quais são os tipos de conteúdo para LinkedIn com maior potencial para estimular o envolvimento da sua audiência, ampliar notoriedade da marca e gerar mais negócios.

O LinkedIn é uma das redes sociais mais populares entre empresas e conta com mais de 1 milhão de utilizadores contribuem com mais de 130.000 publicações por semana, sendo que cerca de 45% da audiência é composta por gestores de empresas, VPs, CEOs ou outros gestores seniores.

Isso sem falar que o LinkedIn é uma excelente plataforma para construir uma reputação como especialista no seu setor de atuação, junto a um público engajado e em busca de oportunidades profissionais e negócios.

O que nos leva a seguinte questão: prontos para explorar o poder da maior rede social profissional do mundo?!

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Continue essa leitura para aprender mais sobre os diferentes tipos de conteúdo para LinkedIn que apresentam melhor desempenho na plataforma!

1. Vídeos nativos é um dos tipos de conteúdo para LinkedIn de maior potencial

Ao longo dos anos, o LinkedIn adicionou muitos recursos para acompanhar outras redes sociais e aumentar o seu número de utilizadores ativos. Os vídeos nativos é um ótimo exemplo disso — desde o seu lançamento em 2017, o formato de conteúdo se tornou muito popular.

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Vídeo nativo é qualquer conteúdo de vídeo não patrocinado que o utilizador partilha com a sua rede; significa que não pagou por sua inclusão nos feed de notícias dos demais utilizadores da plataforma.

Como tirar o melhor proveito desse recurso:

Já está mais que comprovado que o vídeo é um dos tipos de conteúdo com maior nível de envolvimento nas redes sociais, incluindo o Linkedin. Aqui vão duas dicas rápidas e práticas:

  1. Uma excelente forma de usar esse recurso na sua estratégia de conteúdos para o Linkedin e posicionar-se como especialista na sua área de atuação poderá passar por criar séries de vídeos estilo tutorial, com dicas, truques e práticas recomendadas;
  2. Um vídeo curto em formato de apresentação (pitch) para dar uma nova roupagem ao seu CV, que para além de poder ser partilhado como uma publicação a ser distribuída no feed de notícias da sua rede de contactos, ainda poderá ser utilizado na secção dos destaques no seu perfil.

LEMBRE-SE: o segredo de um conteúdo de sucesso, seja qual for o formato, deve sempre oferecer soluções para os “problemas” da nossa audiência — desde futuros clientes e parceiros de negócios ou recrutadores de RH.

2. Blog posts nativos é também um recurso a explorar

Outro formato pouco explorado no Linkedin são os blog posts nativos, uma excelente maneira de enriquecer o seu perfil com palavras-chave do seu interesse, além de poder explorar temas de interesse do seu nicho de forma mais aprofundada.

Note que aqui não estamos a falar da partilha de links de artigos e blog posts publicados noutras plataformas, mas sim produzidos através da plataforma de publicação nativa que permite criar conteúdo diretamente na rede social.

Comece por clicar em “Write an article/Escrever um artigo”, na parte superior do seu feed, conforme vê na imagem abaixo.

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NOTA IMPORTANTE: observe que não é possível publicar esse formato de conteúdo diretamente nas páginas de empresa no Linkedin (também conhecidas por páginas corporativas/company pages). Em vez disso, poderá incentivar os seus colaboradores a publicar esse tipo de conteúdo nos seus perfis pessoais, mas como representantes da sua empresa.

Confira abaixo dois exemplos de blogs posts no LinkedIn:

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3. Publicações compostas apenas por texto

Embora o conteúdo visual seja um excelente recurso para prender a atenção da nossa audiência, nem sempre será necessário incluí-lo nas suas partilhas no Linkedin. Se o texto da sua publicação é o aspecto mais relevante do seu conteúdo, não há necessidade de apelar para conteúdos visuais, concorda? Veja o exemplo abaixo:

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Vale lembrar que publicações totalmente em texto, sem quaisquer hiperlinks ou conteúdos visuais (imagem, vídeo, PDF etc), também podem ser uma forma de melhorar o engajamento.

Dica para otimizar esse tipo de conteúdo e potencializar o seu alcance:

Use hashtags que façam sentido, de acordo com o teor da sua publicação (idealmente, máx. até 5 hashtags). Elas podem ajudar a melhorar o engajamento, tornando mais fácil encontrar conteúdos específicos. Por exemplo, ao digitar #linkedindicas na barra de pesquisa da plataforma, encontrará conteúdos nos quais essa hashtag foi incluída.

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Lembre-se que os utilizadores têm a possibilidade de seguir hashtags do seu interesse e, a partir disso, passar a receber conteúdos que contenham a hashtag em questão nos seus feeds.

4. Conteúdo publicado por outros perfis ou páginas

Embora saibamos que o LinkedIn é uma plataforma de cariz profissional, não podemos perder de vista o seguinte ponto: trata-se também de uma rede social! Ou seja, devemos usar a plataforma para iniciar conversas e construir relacionamentos, interagindo com a nossa rede de contactos.

Isso que significa que abordar temas para além da sua própria marca terá de fazer parte da sua estratégia de posicionamento no Linkedin.

Numa primeira análise, pode parecer pouco produtivo, já que conteúdos de terceiros podem levar o utilizador para longe da nossa página. Mas lembre-se de que também é importante que o seu público-alvo associe a sua marca a outras fontes de informações relevante e confiável.

Veja a publicação da SONAE apresentada na imagem abaixo. Trata de um tema relevante e que, certamente, mostrará à sua audiência que temáticas como esta também fazem parte dos valores defendidos pela sua marca.

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Mas tenha em atenção a seguinte nota: não se limite a partilhar conteúdos de terceiros sem antes adicionar um comentário pessoal ou, até mesmo, alguns insights retirados do conteúdo original. Faça isso de modo a adicionar o seu ponto de vista à conversa ou, se fizer sentido, vincular a sua marca ao conceito partilhado originalmente.

LEIA TAMBÉM: Saiba por que o seu negócio precisa de uma Página de Empresa no LinkedIn

5. Imagens, infográficos e PDF sãos tipos de conteúdo para Linkedin com alto potencial de engajamento

Como já apontado anteriormente neste artigo, publicações composta apenas por texto têm o seu lugar de destaque no LinkedIn. Mas basta uma darmos uma vista d’olhos rápida no nosso feed de notícias para percebermos a importância do conteúdo visual dentro plataforma.

Imagens, infográficos, GIFs e outros conteúdos visuais podem ser usados para complementar o ponto central da sua publicação ou, até mesmo, como um elemento autónomo, capaz de transmitir informações por conta própria. Vejamos o exemplo abaixo retirado da página oficial do LinkedIn:

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Vale lembrar que a nossa mente tem melhor desempenho a processar imagens, especialmente quando essas imagens fazem um trabalho realmente bom em fornecer informações relevantes e que auxiliem na comunicação do tema central da publicação.

Muitas vezes, esse conteúdo visual é uma das primeiras coisas que processamos ao visitar qualquer plataforma — seja de forma consciente ou não!

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Nessa publicação na minha página de empresa no Linkedin, partilhem um ficheiro PDF que, ao conter várias páginas, pode ser facilmente visualizado (estilo “galeria carrossel”); além disso, o utilizador ainda poder fazer download desse material.

DICA BÔNUS: explore o recurso Linkedin Story

Seguindo os passos de outras redes sociais como Snapchat, Instagram e Facebook e Twitter, LinkedIn Story é um recurso que permite ao utilizador partilhar imagens e vídeos curtos, sendo que essas atualizações ficam disponíveis apenas por 24 horas na plataforma.

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Linkedin Story é uma maneira fácil de compartilhar suas experiências e ideias e construir relacionamentos significativos com sua comunidade profissional.

Linkedin Help

Recentemente, fiz uma pesquisa no Linkedin, a fim de tentar perceber como estava a ser a aceitação e utilização deste novo recurso na plataforma. Os resultados podem ser conferidos na imagem abaixo:

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O recurso Poll/Enquete do Linkedin também uma ótima forma de aumentar o engajamento, além de dar a hipótese de tirar insights importantes relativamente à sua audiência.

O que você precisa saber sobre o recurso LinkedIn Stories:

  1. Apenas estão disponíveis no aplicativo movél
  2. As Stories que publica ficam apenas disponíveis por 24 horas.
  3. Só pode interagir com Stories no seu aplicativo móvel:
  4. Perfil individual ou administrador de página do LinkedIn pode criar e publicar uma história usando imagens e vídeos.
  5. Os membros do LinkedIn podem visualizar histórias criadas por conexões e pessoas e páginas que seguem.
  6. A duração máxima do vídeo é de 20 segundos.
  7. Pode mencionar pessoas nas stories e adicionar stickers sugeridos pela aplicação.
  8. Pode adicionar texto.
  9. Pode salvar história dentro do período de 24h da publicação
  10. Posso adicionar um link à história para Páginas de empresas ou para perfis com mais de 5000 seguidores e que tenham o botão primário de SEGUIR no Perfil.
  11. As estatísticas da história só estão disponíveis durante 24horas.

Explore um pouco mais sobre o tema Linkedin Stories no vídeo abaixo:

De acordo com um artigo publicado no Linkedin Marketing Solutions Blog por Gil Mark, gestor de produto do LinkedIn, “o LinkedIn Stories gerou centenas de milhares de novas conversas na plataforma”. Ou seja, vale a pena sim explorar este recurso disponível na plataforma.

Últimas apontamentos sobre alguns dos tipos de conteúdo para LinkedIn a ter em atenção

Não cometa o grave erro de simplesmente achar que basta explorar os vários tipos de conteúdo para LinkedIn e que o trabalho está feito. Até mesmo as melhores estratégias de conteúdo precisam de ir além da mera partilha para que haja engajamento por parte da audiência.

Aliás, eu diria que fica bem difícil construir relacionamentos de marca no LinkedIn (ou qualquer outra rede social, diga-se de passagem) simplesmente a debitar conteúdo, sem que haja qualquer tipo de interação com quem está do outro lado a consumir a informação que partilhamos.

Por isso, lembre-se de que é importante partilhar, comentar, reagir a conteúdos de terceiros (perfis e páginas) que aparece no seu feed e que faça sentido dentro do seu posicionamento estratégico. Essa é uma maneira simples e poderosa de mostrar que a sua marca não fala “PARA” mas “COM” com a audiência e que, para além disso, ouve atentamente essas pessoas que estão do outro lado do ecrã.

Partilhe de forma consistente e não se esqueça de socializar com a sua rede de conexões! Responda a comentários, faça perguntas à sua audiência… qualquer forma eficaz de dar início ao diálogo.

Por fim, mas não menos importante, é possível posicionar-se como especialista na sua área de atuação, sendo um membro colaborativo na rede. Concorda?


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