Como utilizar o Linkedin Analytics através da aplicação para dispositivos móveis

Como utilizar o Linkedin Analytics através da aplicação para dispositivos móveis

Quer ter acesso aos insights da sua Página de Empresa no Linkedin na palma da sua mão? Saiba que pode aceder esses dados através do Linkedin Analytics no seu dispositivo móvel!

Embora o Linkedin tenha conquistado a sua reputação como um lugar onde os utilizadores podem partilhar currículos e procurar empregos, a plataforma evoluiu, transformando-se num espaço para a partilha de conteúdo estratégico e especializado.

A chave para a otimização é analisar os dados provenientes do Linkedin e usar esses insights para refinar a nossa estratégia.

Como já apontado neste outro artigo sobre Linkedin Analytics, se a sua empresa utiliza esta rede social como parte da estratégia de Marketing e Vendas, a análise das métricas da sua Página de Empresa deve ser parte integrante desse trabalho.

Neste artigo, ficará a saber como utilizar o Linkedin Analytics por meio da aplicação para dispositivos móveis. Confira!

O que é o Linkedin Analytics?

O LinkedIn Analytics é uma ferramenta gratuita que os membros da plataforma podem utilizar para monitorar o seu desempenho e medir a eficácia da sua estratégia.

Este recurso fornece informações cruciais que gestores de redes sociais, profissionais de Marketing e criadores de conteúdo podem usar para otimizar táticas e estratégias. Esta ferramenta de análise pode ajudar a medir:

  • O número de utilizadores que visualizaram o conteúdo publicado;
  • Informações demográficas sobre os utilizadores que seguem e visitam a sua página;
  • O número de vezes que o seu conteúdo obteve reações e partilhas;
  • Nível de envolvimento com a sua Página de Empresa no Linkedin.

Como aceder a análise o Linkedin Analytics por meio da aplicação móvel

Para aceder o Linkedin Analytics via dispositivo móvel, abra a aplicação e, na página principal, toque na sua foto de perfil no canto superior esquerdo da tela. No menu deslizante que aparece, selecione a Página de Empresa que deseja analisar.

Como utilizar o Linkedin Analytics através da aplicação móvel - Pedro Caramez - Linked2Power - 1

Ao visualizar a Página de Empresa no modo “Admin View”, verá quatro guias na parte superior do ecrã: Página, Conteúdo, Análise e Atividades. Toque na guia “Análise” (Analytics).

Como analisar o desempenho através da app móvel Likedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 2

Obtenha uma visão geral do desempenho da sua Página de Empresa no Linkedin Analytics

Após selecionar a guia “Análise”, verá um resumo dos destaques da sua Página Corporativa, incluindo:

  • Destaques de Visitantes
  • Destaques de Seguidores
  • Destaques de Conteúdo

Ao tocar na opção “Ver mais” na parte inferior de cada secção, poderá ver dados mais detalhados dos últimos 30 dias.

Como utilizar o Linkedin Analytics através da aplicação móvel - Pedro Caramez - Linked2Power - 3

Esta tela apresenta um resumo com uma visão geral do desempenho da sua Página de Empresa. Num cenário ideal, todas as percentagens deverão estar “verdes”, refletindo avanços positivos.

Realizar com regularidade uma revisão desses dados ajudará a avaliar o desempenho da sua Estratégia no LinkedIn mês a mês.

Dados dos visitantes da Página

Na opção “Destaques de visitantes”, terá acesso a dois dados importantes sobre os visitantes da sua Página de Empresa:

  • Visualizações da página: número total de visualizações da sua página nos últimos 30 dias.
  • Visitantes únicos: este número é calculado diariamente e podem ser duplicados ao longo de vários dias.

Ao tocar na opção “Ver mais” desta secção, acederá a mais informações sobre os visitantes da sua página. Além dos dados de visualização geral, terá acesso a informações demográficas dos visitantes nos últimos 30 dias.

Você pode filtrar os dados demográficos do visitante por categoria, incluindo:

  • Setor
  • Localidade
  • Função
  • Nível de experiência
  • Tamanho da empresa
Como analisar o desempenho através da app móvel Likedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 4

O Linkedin Analytics mostra qual percentagem dos seus visitantes se enquadra em cada grupo demográfico.

Dados dos seguidores da Página

Os principais indicadores de desempenho (KPIs) da secção “Destaques de seguidores” mostrará insights de quem está a seguir a sua Página:

  • Total de seguidores: o número total de seguidores desde a criação da sua Página Corporativa.
  • Novos seguidores: o número de novos seguidores que começaram a seguir a sua página nos últimos 30 dias.
  • Dados demográficos dos seguidores: uma análise dos dados demográficos das pessoas que seguem a sua página. Essas informações são úteis para adaptar o seu conteúdo a esse público.
Como utilizar o Linkedin Analytics através da aplicação móvel - Pedro Caramez - Linked2Power - 6

Esses insights são importantes para garantir que a sua Página está a atrair o público-alvo ideal. Caso contrário, esses dados podem ajudá-lo a descobrir oportunidades com novos mercados/setores ou reajustes necessários na sua Estratégia de Marketing no Linkedin.

LEIA TAMBÉM: Como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico através do Linkedin Analytics

Dados de desempenho dos conteúdos publicados na Página

Na secção “Destaques de conteúdos”, encontrará dados relativos a “Impressões” e a “Taxa de engajamento” do conteúdo orgânico publicado na sua Página de Empresa no Linkedin.

  • Impressões: número de visualizações quando o conteúdo estiver em pelo menos 50% do ecrã por pelo menos 300 milissegundos ou quando o utilizador clicar neste conteúdo (o que ocorrer primeiro).
  • Taxa de engajamento: é calculada a usar a fórmula [cliques + reações + comentários + partilhas + seguidores ÷ impressões].
Como analisar o desempenho através da app móvel Likedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 5

Para realizar um benchmark de toda a plataforma de modo a poder comparar a sua página, este estudo da SocialInsider descobriu que a taxa média de engajamento numa publicação no LinkedIn é de 0,35%.

via Social Media Examiner

Ao tocar na opção “Ver mais” desta secção, terá acesso a estatísticas mais detalhadas acerca das publicações dos últimos 30 dias. Na parte superior desta tela, pode ver quando o conteúdo a partilha foi feita e qual o membro da equipa de administração da página partilhou o conteúdo.

Como analisar o desempenho através da app móvel Likedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 7

Os KPIs das publicações orgânicas no Linkedin incluem: Impressões, Reações, Partilhas, Comentários, Cliques e Taxa de engajamento.

A definição do método para medir o sucesso do seu conteúdo publicado no Linkedin dependerá sempre da definição dos seus objetivos.

O primeiro passo é compreender os KPIs e avaliar a relação entre esses indicadores e os objetivos traçados para a sua estratégia de conteúdo. Por exemplo, se o seu objetivo é gerar tráfego de qualidade para o seu website, concentre-se no número de cliques nos respetivos links e as visitas ao seu site originadas dessas partilhas.

Como utilizar o Linkedin Analytics através da aplicação móvel - Pedro Caramez - Linked2Power - 8
Exemplo de KPIs de uma publicação com documento PDF, partilhada na Página Pedro Caramez.

Tenha em consideração também as diferenças e peculiaridades das categorias de conteúdo partilhado no Linkedin, já que diferentes formatos de conteúdo (vídeo, PDF, imagem, GIF, artigo etc) possivelmente irão resultar em diferentes ações.

LEIA TAMBÉM: Tipos de Conteúdo para LinkedIn essenciais para sua estratégia online

Últimas notas sobre Linkedin Analytics…

Ao entender bem o perfil de quem está a visitar e seguir a sua página do Linkedin, será mais fácil adaptar o seu conteúdo conforme os interesses da sua audiência. Use esses dados para guiar a sua estratégia de conteúdo e, à medida que analisa esses números, verifique se há necessidade de fazer ajustes ou redirecionar esforços.

A análise das principais métricas do Linkedin será sempre uma boa oportunidade para otimizar o desempenho da sua estratégia de conteúdo.

Embora a versão mobile do Linkedin Analytics ofereça muitos dados úteis e com acesso facilitado, para obter informações mais detalhadas sobre a análise dos dados da sua página da sua empresa, verifique sempre as análises através do seu computador (se ainda não sabe como, veja este artigo).

*

Já conhecia os recursos de análise de dados do Linkedin? Costuma utilizar este recurso para analisar e ajustar a sua estratégia? Partilhe nos comentários um pouco da sua experiência!

*


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!