Eventos do Linkedin: saiba como explorar este recurso na sua estratégia online

Eventos do Linkedin: saiba como explorar este recurso na sua estratégia online

Com o recurso Eventos do LinkedIn poderá, facilmente, reunir a sua comunidade profissional em tempo real e em um ambiente totalmente seguro e confiável.

Que o Linkedin é uma plataforma de potencialmente imenso para nos ajudar a promover o nosso negócio, já não nos resta qualquer dúvida. Neste sentido, a rede social profissional continua a implementar novos recursos e a otimizar outros mais antigos.

O LinkedIn Events (eventos do Linkedin) é um recurso que oferece aos membros uma maneira fácil de criar e participar de eventos profissionais dentro das suas áreas de interesse de negócio, como encontros, workshops online, seminários, entre tantos outros.

Eventos b2b marketing - como explorar este recurso na estratégia online - linked2power - Pedro Caramez - 1
Pesquisa realizada recentemente através da minha página no Linkedin

Conforme explica o próprio LinkedIn, “os membros podem usar o recurso para encontrar e se juntar a comunidades, aumentar os seus negócios, fazer networking e aprender novas habilidades”. O que significa que poderá ser, sem dúvida, uma mais valia para a sua estratégia de posicionamento dentro da plataforma.

O que talvez ainda não saiba é que, apesar da crescente oferta de eventos (hoje estão listados no Linkedin 133 mil eventos públicos), essa é uma área pouco conhecida e explorada pelos utilizadores da rede.

Quer aprender mais sobre este recurso do Linkedin? Fique comigo nessa leitura, que só tem a ganhar com as dicas de hoje!

Diferentes tipos de funções disponíveis no Eventos do Linkedin

Ao criar um evento através deste recurso disponível na plataforma, é possível identificar os participantes de acordo com as funções:

Organizador: trata-se do anfitrião do evento, ou seja, o criador e responsável pelo evento, tendo a possibilidade de decidir todos os detalhes, convidar os participantes e adicionar um ou mais palestrantes.

Participante: trata-se do membro que aceitou um convite para participar de um evento ou que participa de um Evento público.

Depois de criar um Evento, o Organizador pode gerir os detalhes a qualquer momento, enquanto que os Participantes serão notificados sobre as alterações. Tanto os organizadores quanto os participantes podem convidar conexões para participar de um Evento.

NOTA IMPORTANTE: se o evento for privado, o organizador terá de dar permissão para que os demais participantes convidem as suas conexões. Além disso, o organizador pode retirar um convite ou remover um participante a qualquer momento.

Eventos do Linkedin - como explorar este recurso na estratégia online - linked2power - Pedro Caramez -
Crédito da imagem: Linkedin Marketing Solutions

Principais pontos de interesse do recurso Eventos do Linkedin:

  • Conhecer as últimas novidades da sua indústria ou área de especialidade
  • Aceder à lista de participantes dos eventos em que participa.
  • ENVIAR MENSAGEM GRATUITA [1a1] para qualquer participante do mesmo evento.
  • Publicar Conteúdo no Mural do Evento.

Como Organizador do evento, o utilizador ainda tem outras opções incríveis:

  • Criar Evento [Pessoal ou Empresa]
  • Criar Formulário de Inscrição [obter nomes e emails de todos os participantes]
  • Recomendar 2 publicações por semana no feed do evento.

LEIA TAMBÉM: 5+1 Tipos de Conteúdo para LinkedIn essenciais para sua estratégia online

3 super dicas sobre o recurso Eventos do Linkedin:

  1. A qualquer momento, poderá pesquisar aqui todos os eventos que estão listados na plataforma. Trata-se de um recuso útil e simples de usar: na caixa geral de pesquisa no topo da página, inicie o processo com uma palavra ou expressão e depois selecione a opção “eventos“.
  2. Na página das Empresas, também é possível encontrar um separador [aba] de eventos. Se fizer sentido para a sua estratégia Linkedin, explore também essa opção.
  3. Além disso tudo, ainda poderá aceder aos eventos anteriores ou futuro nessa área da plataforma.

Passo a passo para criar eventos no Linkedin

Confira a seguir o passo a passo para criar eventos na maior rede social profissional do mundo com dicas do Linkedin Help:

1º PASSO: para começar, vá até a página inicial no Linkedin.

2º PASSO: a seguir, no painel do lado esquerdo, clique no ícone + (adicionar) ao lado de “Eventos“.

3º PASSO: ao abrir a janela “Criar evento“, siga as instruções abaixo para cada campo:

CAMPOINSTRUÇÕES
Nome do eventoDigite um nome único que reflita o tema do seu evento.
OrganizadorSelecione o seu perfil ou página, dependendo de onde deseja realizar o Evento.
Isso é um evento online?Mude o alternador para Sim se for um evento online. Se for um evento offline, você terá que adicionar detalhes adicionais, como endereço e outros contactos.
Link de transmissãoAdicione link para o site de terceiros onde decorrerá o evento (não necessário para LinkedIn Live).
TimezoneSelecione o fuso horário aplicável a partir do das opções disponíveis.
Data de início/data de términoSelecione a data e a hora do evento nos campos fornecidos.
DescriçãoAdicione uma descrição breve e concisa que destaque o tema e o propósito do evento.
SpeakersDigite o nome dos palestrantes e eles serão automaticamente convidados para o evento. Os speakers precisam ser suas conexões no LinkedIn para usar este campo.
Site de bilheteriaCole o link do site de bilheteria, se for o caso.
Visibilidade do evento (não pode mudar isso depois de criar o evento)• Selecione o “evento público” para tornar o seu evento visível por pesquisa e para permitir que qualquer pessoa participe sem um convite. Poderá selecionar a opção “Require attendees to register“, se quiser captar os dados dos participantes.
• Selecione “evento privado” se quiser que o evento seja acedido apenas via convite ou link. Poderá selecionar a opção “Allow attendees to invite their connections“, caso queria permitir que outros participantes convidem suas conexões.
Fonte: Linkedin Help

4º PASSO: para finalizar o processo, basta clicar no botão “Criar“. A partir disso, será automaticamente redirecionado para a página do Evento criado.

DICA BONUS: depois de criado o evento, lembre-se de adicionar logotipo (400 x 400 px) e imagem de capa (1776 x 444 px) para personalizar a página do Evento. Para isso, bastará clicar do lápis/editar ao lado dos espaços aplicáveis.

Se criar o evento através da página da empresa, o logotipo e a imagem de capa vão surgir por defeito.

Eventos do Linkedin - como explorar este recurso na estratégia online - linked2power - Pedro Caramez - 3

Últimas notas sobre os Eventos do Linkedin

Se há algo que podemos concluir ao finalizar essa leitura é que os Eventos do LinkedIn são uma ótima oportunidade para marcas e empresas conectarem-se com clientes e potenciais clientes — principalmente para empresas B2B, mas também por empresas B2C.

Para as empresas que buscam incrementar a sua estratégia de marketing através de eventos, este recurso do Linkedin é, sem dúvida alguma, uma excelente adição ao seu conjunto de ferramentas.

O LinkedIn Events foi desenvolvido para oferecer aos profissionais de marketing uma maneira de criar eventos segmentados para aumentar o engajamento com suas comunidades.

Linkedin Marketing Solutions

Por isso, se está a organizar um evento importante para o seu setor de atuação, desconsiderar o LinkedIn como parte integrante da estratégia de marketing e divulgação do evento poderá ser um erro dos grandes. Por favor, não cometa esse erro!

Achou esse conteúdo útil? Partilhe-o agora mesmo com a sua rede de contactos, para que também possam ficar a conhecer todo o potencial das Linkedin Showcase Pages!


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!