7 Erros Fatais Numa Entrevista de Emprego e Como Evitá-los

7 Erros Fatais Numa Entrevista de Emprego e Como Evitá-los

Conseguiu a entrevista para a vaga dos seus sonhos? Veja quais são erros fatais numa entrevista de emprego e como evitá-los a todo custo!

Como qualquer pessoa que está à procura de emprego há algum tempo sabe, ser convidado para uma entrevista não é algo fácil de conseguir — muito pelo contrário, é um dos grandes objetivos!

Tornar-se um dos poucos “candidatos a empregos” em vez de fazer parte da multidão geralmente gigantesca de “potenciais candidatos” é, por si só, uma grande vitória. Porém…

5 erros fatais a NÃO cometer na sua próxima entrevista de emprego - Pedro Caramez - Linked2Power Newsletter

Infelizmente, muitos candidatos jogam as suas oportunidades de entrevista no lixo, desperdiçando todo o tempo e esforço dedicados, simplesmente por não estarem minimamente preparados. Não seja um desses candidatos!

As entrevistas são um dos últimos obstáculos ao longo do processo de recrutamento, mas o estágio mais sujeito a erros e que pode custar muito caro a candidatos pouco (ou nada) preparados!

Confira alguns dos erros fatais numa entrevista de emprego

Se conseguiu a tão desejada entrevista para o emprego dos seus sonhos, reserve um tempo para se preparar antes de estar cara a cara com o recrutador. Isto será fundamental para causar uma boa impressão logo à primeira — e toda gente sabe que a primeira impressão é a que fica, certo?

Dito isto, aqui estão 7 erros comuns que podem cancelar a sua nova oportunidade profissional:

𝟭. 𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮𝗿 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘀𝗮𝗱𝗼/𝗮 ❌

Atrasar-se não apenas sugere má gestão de tempo, mas também mostra falta de respeito pela empresa, pelo cargo e até mesmo pelo recrutador. Chegar alguns minutos antes — os especialistas recomendam cerca de 10 minutos — demonstra que candidato é organizado e confiável.

𝟮. 𝗨𝘀𝗮𝗿 𝗼 𝘁𝗲𝗹𝗲𝗺𝗼́𝘃𝗲𝗹 𝗱𝘂𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗮 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲𝘃𝗶𝘀𝘁𝗮 ❌

Antes de chegar à entrevista, silencie o telemóvel. Caso contrário, poderá passar uma mensagem equivocada ao seu empregador em potencial de que ficar com a vaga não é a sua prioridade.

𝟯. 𝗡𝗮̃𝗼 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗿 𝗻𝗮𝗱𝗮 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗮 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮 ❌

Não deixe o seu empregador em potencial confundi-lo com a pergunta: “o que sabe sobre a nossa empresa?”. Essa pergunta é fácil de responder! Basta apenas pesquisar bem antes de ir à entrevista.

𝟰. 𝗡𝗮̃𝗼 𝗽𝗿𝗲𝗽𝗮𝗿𝗮𝗿-𝘀𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗽𝗲𝗿𝗴𝘂𝗻𝘁𝗮𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗼 𝗰𝗮𝗿𝗴𝗼 𝗽𝗿𝗲𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗱𝗼 ❌

Prepare-se com uma lista de potenciais perguntas sobre o tipo de trabalho que terá de executar, caso seja contratado. Mostre ao seu potencial empregador que é, de facto, o elemento que estava a faltar na equipa.

𝟱. 𝗙𝗮𝗹𝗮𝗿 𝗺𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗲𝘅-𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗴𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗲 𝗲𝘅-𝗰𝗼𝗹𝗲𝗴𝗮𝘀 ❌

Em vez de falar mal de ex-colegas e ex-empregadores, mostre ao recrutador que não apenas sabe trabalhar bem em equipa, como também sabe lidar com conflitos de maneira madura e eficaz.

𝟲. 𝗘𝘀𝗾𝘂𝗲𝗰𝗲𝗿 𝗾𝘂𝗲 𝗮 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲𝘃𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗲́ 𝘂𝗺𝗮 𝘃𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗺𝗮̃𝗼 𝗱𝘂𝗽𝗹𝗮 ❌

Lembre-se de que é importante fazer perguntas que o ajudará a descobrir se o emprego, as pessoas com quem irá trabalhar e o empregador encaixam no desafio profissional o qual está à procura.

𝟳. 𝗡𝗮̃𝗼 𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗿-𝘀𝗲 𝗮𝗱𝗲𝗾𝘂𝗮𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 ❌

Ok, ok… Todos sabemos que é errado julgar um livro pela capa, mas os recrutadores costumam fazer exatamente isso. Caso vá à entrevista vestido de modo muito informal ou desgrenhado, poderá causar uma má impressão antes mesmo de ter a oportunidade de se apresentar.

LEIA TAMBÉM: Melhores Sites de Emprego em Portugal

Últimas notas sobre os erros erros fatais numa entrevista de emprego

Se chegou até aqui nessa leitura, talvez seja o momento de falarmos sobre como deve lidar com a potencial rejeição pós-entrevista de emprego — acontece aos melhores. Como bem aconselha a Taylor Swift: “shake it off 🙂

5 erros fatais a NÃO cometer na sua próxima entrevista de emprego - Pedro Caramez - Linked2Power Newsletter

Não ir tão bem numa entrevista de emprego pode acontecer a qualquer um de nós! Mantenha a calma, aceite a experiência adquirida e use-a como uma oportunidade de aprendizado para uma próxima entrevista.

Todos cometemos erros e, muitas vezes, os erros são “fatais” para a procura de emprego. Por isso, concentre-se em dar o seu melhor para evitar esses erros, prepare-se para todas as etapas do processo seletivo e, de certeza, terá o seu objetivo conquistado bem antes do que pode imaginar.

*

Agora que já está a par dessas dicas… Seria capaz de partilhar connosco um pouco da sua experiência? Qual foi a maior gafe que já cometeu numa entrevista de emprego? Lembre-se de que a sua partilha pode ajudar outras pessoas!

DICA BÔNUS: confira a Power LIVE “Empregabilidade com Andréa Greco”, uma conversa com uma especialista em carreira e recolocação profissional.


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!