Aprenda como tirar uma foto profissional para o Linkedin

Aprenda como tirar uma foto profissional para o Linkedin

Como tirar uma foto profissional para o Linkedin? Esta é uma questão que muitos se perguntam…

Você não tem foto no seu perfil Linkedin ou tem e não são sabe se é a correta?

Chegou ao lugar certo! Fique connosco e garanta a melhor foto profissional para o seu perfil.

A importância da foto para o seu perfil no Linkedin

A foto é um produto. Uma boa foto no perfil do Linkedin é muito importante, mais do que as pessoas podem pensar.

A foto de perfil tem essencialmente duas funções. A primeira é criar o primeiro impacto e, claro, convém que seja positivo e, a segunda é fazer com que memorizemos aquele rosto/aquela pessoa.

Se você tem uma foto de perfil, a probabilidade do seu perfil ser visto é 21 vezes maior do que se não tivesse (Fonte: Linkedin).

Fiz uma sondagem e cerca de 80% das pessoas dizem não aceitar conexão de quem não tem foto de perfil…

Faz diferença, certo? Pois é.

Assim, por diversas situações como, se está à procura de emprego, não ter foto de perfil leva a que o seu currículo não seja visto/avaliado, mas se tiver uma foto desadequada também será um grande problema.

Uma boa foto pode abrir-nos muitas portas e uma má foto pode fechar.

Vejamos estes exemplos.

Para uma boa foto é preciso ter atenção aos detalhes, desde a roupa, à mensagem a transmitir (depende das áreas a atuar), acessórios, entre outros.

Tudo o que desviar a atenção do rosto é prejudicial.

A sua foto precisa transmitir profissionalismo, confiança e empatia. Mas será que consegue transmitir isso numa só foto?

A resposta é CLARO QUE SIM!

A seguir irei mostrar as principais dicas para conseguir a foto ideal.

7 Dicas para tirar uma foto profissional para o seu Linkedin

como tirar uma foto de perfil profissional para o linkedin

1 – Foto atualizada

Muitas pessoas não mudam a sua foto porque a que têm saiu boa e, por isso, não a alteram. Mas os anos vão passando e não queremos que os nossos interlocutores vejam uma imagem antiga.

Fiz uma sondagem para perceber há quanto tempo as pessoas não atualizam a sua foto de perfil e o resultado foi o seguinte:

Se a sua imagem for muito antiga, lembre-se que assim não vão o(a) reconhecer na rua ou onde quer que seja.

Por isso, sim, a foto deve ser mudada e atualizada, mas cuidado! A foto deve ser alterada, mas não tantas vezes quanto pensamos, se não mudámos nada no nosso visual porque alterar a foto se já estiver boa?

Mude a foto sim, mas apenas de mudar algo que mude o seu reconhecimento como a questão da idade, trocar de óculos, fazer a barba, etc.

2 – 60% da imagem deve ter o seu rosto

Sim, isso mesmo. O rosto deve ocupar entre 40 a 60%, principalmente 60% da foto de perfil do Linkedin, pois é você quem queremos ver.

É essencial que o foco seja o seu rosto, não deve utilizar fotografias de corpo inteiro, distantes e nem com outras pessoas ou elementos que tirem o foco do seu rosto.

A foto Headshot (foto dos ombros para cima) é a melhor opção. Inclusive, nesta outra sondagem realizada, o resultado do tipo de foto mais usada é a Headshot.

3 – Escolha o fundo correto

Quando se chega à incógnita de como tirar uma foto profissional para o Linkedin, a verdade é que o fundo é um elemento chave.

O local que escolher para tirar a sua foto deve ser discreto, o destaque deve ser você e não o fundo! Use um fundo neutro e leve.

Então e fundo branco ou escuro? Não tem muita importância. No entanto, branco transmite transparência por isso, independentemente da área o branco é sempre uma boa escolha.

4 – Posição na foto de perfil

A foto comunica um determinado posicionamento. Deve ter emoção, se não, não resulta.

E, a verdade, é que quando é questionado “Como tirar uma foto profissional para o Linkedin?”, a posição do corpo é algo que atrapalha imenso para o resultado ficar bom.

A posição corporal da pessoa na foto diz também muito sobre quem ela é.

Uma foto com um sorriso transmite genuinidade, simpatia, confiança e, que você é uma pessoa agradável de se conviver, ao contrário de se ficar sério.

No entanto, a linha de olhos mostra os sentimentos das pessoas e, se fizer um sorriso falso vai ser percetível pois não vai mexer a zona das rugas dos olhos.

Por isso, relaxe, pense em algo positivo e sorria não está a tirar uma foto para o seu cartão de cidadão.

A posição do queixo também é importante, deixe o queixo reto e relaxado, se estiver muito alto pode significar superioridade.

Não tire aquela selfie cliché. A foto deve ser frontal ou ligeiramente lateral (em que não se perca a linha do segundo olho, pois assim não existirá dificuldade em ser reconhecido).

Se for para estar ligeiramente virado, seria melhor estar da esquerda para a direita, ou seja, virado para a direita pois é assim que lemos (sendo que somos ocidentais) e, assim fica de frente para a informação.

Outra dica, fotos laterais são mais dinâmicas.

Muito se questionam ainda sobre os braços cruzados. Afinal, cruzar ou não? Braços cruzados pode indicar fecho de diálogo, mas depende do objetivo da foto. Adequa-se ao cargo? Então não tem importância.

A colocação geral, das mãos e dos braços deve ser abaixo do rosto para não distrair a atenção do essencial (o rosto).

5 – Atenção à luminosidade, resolução e ângulo!

Começando pelo ângulo, tenha cuidado, se não quer transmitir superioridade, não tire fotos de contra-picado (de baixo para cima). Se é CEO e é essa a mensagem que quer transmitir, então força. Caso contrário tire sempre a foto à altura do seu rosto, de frente.

Atenção ainda à luz da foto e à resolução.

A iluminação é muito importante e, quanto mais natural, melhor. Dica: bons horários para tirar retratos são entre desde as 10h às 17h.

A resolução também é essencial para a fotografia ficar perfeita, por isso, utilize uma câmara suficientemente boa para que consiga a melhor resolução.

6 – Cuidado com o photoshop e os filtros

Não use filtros, menos é mais. E, claro, também não abuse no Photoshop, vai parecer artificial e falso. Desta forma pode não existir reconhecimento e nem confiança.

Em relação à foto a preto e branco ou a cores, é indiferente, mas talvez seja apenas necessário usar a preto e branco, se, por exemplo, a cor da sua roupa tirar a atenção do seu rosto ou se for adequado ao seu cargo.

7 – Não exagere nos detalhes!

Cuidado com a roupa que veste e os acessórios que usa. Não use algo extravagante que desvia a atenção de si. Assim como, deve ter cuidado ao seu visual e adequar-se à sua área.

Por exemplo, não coloque uma foto de boné se é da área de finanças, não vai ser levado(a) com credibilidade e isso não será adequado.

Há uma identificação visual a cada mercado, adeque-se ao seu.

Especificações técnicas para foto do perfil do Linkedin

  • Foto de perfil: 400 x 400 px.
  • Formato aceites: JPG, GIF ou PNG.
  • Tamanho máximo 10 MB e deverá ser quadrada.
  • Qualquer largura ou altura superior a 20.000 pixels, não vai carregar.

Agora que já sabe as principais dicas e características para a foto ficar ideal, analise se a foto ficou boa [são meramente websites indicativos]:

1 – Snappr

2 – Photofeeler

Não perca mais tempo, deixe as desculpas para lá e, mude a sua foto hoje!

Quer saber mais sobre Fotografia de Perfil Linkedin? Veja esta live.

Achou esse conteúdo útil? Partilhe-o agora com alguém que também precise de melhorar a sua foto profissional para o Linkedin!

Acompanhe as novidades GRATUITAMENTE e registe-se AQUI

Se tiver sugestões de temas ou quiser colocar questões, pode contatar-nos através do email pedro.caramez@linkedportugal.com


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!