Tutorial Como criar Grupos no Linkedin

Tutorial Como criar Grupos no Linkedin

Quer conectar-se com clientes e potenciais clientes na maior rede social profissional do mundo? Saiba como criar Grupos no Linkedin e conquistar uma audiência altamente envolvida com o seu negócio!

Os Grupos do Linkedin não têm uma grande reputação, é bem verdade. Muitos deles são repletos de autopromoção e Spam, em vez de discussões valiosas e interações significativas.

Dito isto, à partida pode ser fácil recusar a ideia de criar um Grupo no Linkedin para o seu negócio. Mas embora seja verdade que existem poucos grupos dos bons na plataforma, isso não significa que este recurso não seja útil — vai depender sempre de como utilizamos a ferramenta, certo?!

Com a mudança no uso das redes sociais nos últimos tempos, comunidades fechadas como Grupos do Facebook e Grupos do Linkedin podem ser a próxima melhor maneira de envolver o seu público-alvo com o seu negócio.

Neste artigo, vai descobrir porque a sua empresa deve ter um Grupo do Linkedin e um Passo a Passo para criar um grupo na plataforma. Vamos a isto?!

Tutorial Como Gerir Grupos no Linkedin - Tudo sobre Linkedin - Pedro Caramez - Linkedin2Power - 8

Por que criar um Grupo no Linkedin

Começar um Grupo no Linkedin pode ser uma excelente maneira de melhorar o posicionamento da sua marca na rede e atrair um grupo de pessoas altamente direcionado. Aqui estão alguns dos benefícios:

  1. Aumente significativamente o tamanho da sua rede Linkedin, facilitando encontrar ou ser encontrado pelo seu mercado-alvo.
  2. Poderá enviar mensagens para até 15 membros do Grupo a cada mês, aos quais não está diretamente conectado (as 15 mensagens são divididas entre todos os seus grupos).
  3. Apareça em mais resultados de pesquisas. Os grupos podem ser acedidos ​​e descobertos na página inicial do Linkedin e as conversas mais relevantes aparecerão no feed principal, mantendo o seu negócio em “top of mind” do seu público-alvo.
  4. Posicione-se como uma autoridade no seu setor de atuação.
  5. Os grupos mais bem-sucedidos do Linkedin têm comprometessem em manter a qualidade das partilhas e fornecer valor acrescentado e de forma consistente aos membros do grupo.

Agora veja como criar Grupos no Linkedin

Antes de dar início a este tutorial sobre como criar Grupos no Linkedin, guarde bem este conselho: segundo Charlie Lowe, um grupo deve estar focado num tópico que tenha uma conexão natural com a marca e menos na promoção direta da marca ou da empresa.

“As pessoas devem entrar no grupo porque estão interessadas no assunto, não na sua empresa. Com o tempo, o público criará uma ligação natural com o assunto e a sua marca, através de uma conexão conquistada, que é muito mais valiosa.”

Charlie Lowe em Social @ Ogilvy

Criar um grupo no Linkedin é mais fácil do que pode pensar e eu espero que este artigo ajude a reforçar esta ideia. Tudo a postos?!

Passo a Passo sobre como criar Grupos no Linkedin

Primeiro, clique em “Soluções” localizado à direita na barra de navegação superior e selecione a opção “Grupos” no menu pop-up.

Tutorial Como criar Grupos no Linkedin - Tudo sobre Linkedin - Pedro Caramez - Linkedin2Power - 1

Isso abre uma lista dos grupos do Linkedin aos quais dos quais já é membro. Em seguida, clique em “Criar grupo” no canto superior direito da página.

Tutorial Grupos no Linkedin - Tudo sobre Linkedin - Pedro Caramez - Linkedin2Power - 2

Agora, preencha todos os campos com pormenores sobre o seu grupo, seguindo as instruções do próprio Linkedin Help, conforme indicações abaixo para cada campo:

NOME DO CAMPOINSTRUÇÕES
Nome do grupoDigite um nome que indique o propósito/tema do grupo.
DescriçãoDigite uma breve descrição para que os membros que pousam em sua página possam entender claramente do que se trata o grupo.
Indústria (opcional)adicionar até três indústrias relevantes para o grupo
Localização (opcional)Digite o local e selecione a opção aplicável a partir do dropdown.
Regras do grupo (opcional)Digite as regras e regulamentos para atividades em grupo e outras expectativas do Integrantes do grupo.
Capacidade de descoberta de grupo• Selecione Listado se quiser manter seu grupo público e descoberto por pesquisa.
• Selecione Não listado se quiser que o grupo seja privado e não descoberto por pesquisa.
Permissões• Selecione Permitir que os membros convidem suas conexões se você quiser habilitar o seu para convidar outros a Integrantes do grupo participar.
• Selecione Exigir que novas postagens sejam revisadas pelos administradores se você quiser que as postagens dos membros sejam revisadas antes de exibi-la no grupo.
Fonte: Linkedin Help

Escolha o nome do seu grupo no Linkedin de forma estratégica

Lembre-se de que o nome que escolher para o grupo deve ter como alvo as pessoas com o perfil específico que deseja atrair. Quanto mais focado no seu nicho for o nome (pense numa palavra-chave forte), mais facilmente será encontrado pelo seu público-alvo.

Tutorial Grupos no Linkedin - Tudo sobre Linkedin - Pedro Caramez - Linkedin2Power - 3

É importante observar que o nome de um grupo não pode exceder os 100 caracteres e só pode ser usado por um grupo de cada vez. Ou seja, terá de escolher um nome que ainda não esteja a ser utilizado.

DICA PRO: um erro comum que as empresas cometem ao iniciar um grupo no Linkedin é nomear o grupo com o nome da empresa e usá-lo para divulgar as atualizações da empresa. Não cometa este erro! Para isso, poderá criar uma Página de Empresa no Linkedin.

Tudo sobre Linkedin - Pedro Caramez - Linkedin2Power - 8

O próximo passo será clicar no ícone do lápis na foto de capa e de perfil para adicionar as respetivas imagens. Quando terminar, clique na opção “Salvar“, localizada na parte inferior da janela.

Otimize a secção ‘Descrição’ para obter visibilidade de pesquisa

A secção “Descrição“, como o nome já diz, serve para descrever qual é o principal propósito do seu grupo. Certifique-se de aproveitar com sabedoria este espaço (limite de 2.000 caracteres), incluindo palavras-chave relevantes para o seu nicho, desde que faça sentido no texto de descrição.

Lembre-se de que quando as pessoas pesquisam por Grupos no Linkedin, apenas os primeiros 200 caracteres da Descrição ficarão visíveis ao lado do nome do grupo nos resultados da pesquisa. Veja o exemplo abaixo:

Tudo sobre Linkedin - Pedro Caramez - Linkedin2Power - 8

Defina regras para o seu Grupo do Linkedin

Ao configurar o seu Grupo no Linkedin, é importante delinear regras e diretrizes claras. Isso ajuda a manter a integridade do espaço e a afastar os spammers.

Por exemplo, certifique-se de que todas as partilhas e conversas agregam valor aos membros participantes do grupo!

Recomendo a adoção de regras simples, porém rígidas para partilhas de conteúdo promocional. Neste espaço, terá à sua disposição um limite de 4.000 caracteres para listar regras.

Apenas tenha cuidado para não deixar texto com as suas regras demasiado longo, pois isso poderá afastar os membros dessa leitura importantíssima!

Veja este exemplo em que as regras foram definidas com clareza, utilizando pouco mais de 700 caracteres:

Tudo sobre Linkedin - Pedro Caramez - Linkedin2Power - 8

Marque o seu Grupo do Linkedin como listado ou não listado

Os grupos do Linkedin têm duas configurações de privacidade:

  • Listados: os grupos com esta configuração ficam visíveis nos resultados da pesquisa e os membros também podem convidar outros membros do Linledin para juntar-se ao seu Grupo.
  • Não listados: neste caso, os grupos não aparecem nos resultados de pesquisa do Linkedin e apenas os administradores do grupo podem convidar membros para participar.

A minha sugestão é que deixe o seu grupo sempre como “listado” (a não ser que tenha algum propósito estratégico para fazer o contrário).

Tudo sobre Linkedin - Pedro Caramez - Linkedin2Power - 8

Agora que já tem o seu Grupo no Linkedin devidamente criado, é hora de traçar uma estratégia de conteúdo e de ações para dinamizar e promover o grupo na plataforma.

Agora que são sabe como criar grupos no Linkedin, será importante saber como criar uma estratégia de conteúdo poderosa e descobrir algumas dicas sobre como criar uma dinâmica autêntica e capaz de envolver os membros do Grupo.

LEIA TAMBÉM: Como criar uma Página de Empresa no Linkedin

A criação de um Grupo no Linkedin em que o seu público-alvo queira, de facto, participar exige algum tempo e empenho. Mas este grupo serve a um propósito autêntico e fornece conteúdos relevantes e regulares aos seus membros… será um ambiente perfeito para construir uma comunidade valiosa e envolvida com a marca.

O que acha disto? Pensará em criar um grupo no Linkedin para a sua empresa? Se já tem um grupo no Linkedin, tem alguma dica para partilhar connosco? Deixe a sua opinião nos comentários!

*


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!