Tendências do Recrutamento Digital em 2018

Tendências do Recrutamento Digital em 2018

Quais as suas expetativas para o próximo ano em matéria de recrutamento digital?

Em ano de várias novidades, estarei especialmente atento a:

Google Hire

O ano de 2017 trouxe novidades do gigante Google com o lançamento da solução Hire mas também do Jobs. A primeira opção vai permitir melhorias significativas na gestão de candidatos.

A opção Jobs vai trazer simplicidade à forma como procuramos oportunidades, agregando informação de vários portais e outros websites.

 

– Facebook Jobs

A rede Facebook apresentou também a sua solução própria para publicar oportunidades de emprego em páginas de fãs. Esta opção rivaliza diretamente com o Linkedin e vai tornar-se super relevante em 2018.

– Microsoft Talent

Esta nova solução da Microsoft vai integrar o melhor de dois mundos: Dynamics 365 e o Linkedin: proporcionando melhores experiências ao longo da gestão de talentos – desde atrair as pessoas certas com as ferramentas nativas do LinkedIn à integração, interação e crescimento dos colaboradores.

– Social Recruitment

O processo de recrutamento de potenciais candidatos a emprego através do uso de redes sociais como o Linkedin, Facebook ou Twitter. Para além deste processo, também podemos identificar práticas e métodos de divulgação de oportunidades através destes meios digitais. São tendências claramente marcantes nos próximos tempos.

– Recruitment Marketing

O recruitment marketing são estratégias e táticas que uma organização utiliza para encontrar, atrair, envolver e relacionar-se com talentos antes de se candidatarem a um emprego – a fase previa à candidatura.

– Sourcing de Candidatos Passivos

A tendência acentuou-se em 2017! As empresas estão mais ativas na procura de candidatos. Afinal, mais de 80% dos profissionais não se encontram ativamente à procura de emprego e constituem-se os candidatos de maior potencial – candidatos passivos.

 

– Maiores investimentos na Experiência do Candidato (Candidate experience)

Mais empresas irão estar atentas à jornada do seu candidato, proporcionando melhores experiências!

 

Inteligência Artificial (AI) e machine learning em Softwares de Gestão de Talento.

A Inteligência artificial (AI) vai agitar o processo de recrutamento, alterando a maneira como as agências de recrutamento e as empresas descobrem e contratam talento.

AI e o machine learning permitem aos profissionais analisar rapidamente grandes quantidades de dados e tomar decisões e previsões baseadas nisso, disse Summer Marido, diretor sênior de ciência de dados da Randstad Sourceright, em uma apresentação no evento SourceCon de 2017. Agora, os recrutadores e os fornecedores estão colocando a AI para trabalhar para ajudar a definir o “ajuste perfeito” de um emprego, melhores candidatos de superfície forte de pools de busca e melhorar sua capacidade de preencher as vagas rapidamente.

Recruitment Data Analytics

Este tema irá dominar a discussão nas empresas para avaliação do impacto das suas estratégias de recrutamento. Não vai chegar anunciar uma vaga e culpar os candidatos de ineficácia na procura da vaga. A análise vai ser mais profunda!