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O que é o Social Selling Index no LinkedIn e o impacto que tem no perfil

Você sabe o que é e qual a sua pontuação do Social Selling Index no LinkedIn? Se ainda não conhece esta área do LinkedIn, fique a saber ao certo o que é e integre estas métricas na análise da sua atividade na rede.

O que é o Social Selling Index?

O Social Selling Index (SSI) ou Índice de Vendas Sociais é um indicador que mede o desempenho dos utilizadores no LinkedIn.

Dashboard do Social Selling Index no LinkedIn - perfil com baixo SSI
Clique na imagem para descobrir o seu SSI!

Para isso, resume a atividade no LinkedIn em 4 grandes pilares:

  • Estabelecer sua marca profissional
  • Localizar as pessoas certas
  • Interagir oferecendo insights
  • Criar relacionamentos

Estes títulos só por si podem não dizer muito aos utilizadores. Por isso, e antes de os dissecar, é importante perceber qual o relevo do SSI na sua atividade no LinkedIn.

Qual o relevo do Social Selling Index no LinkedIn?

Como o valor de Social Selling Index reflete a sua atividade no LinkedIn, um valor maior está intimamente ligado a uma maior atividade na rede.

Desta forma, este índice pode ser um bom guia e uma boa métrica generalista para mais facilmente monitorizar a sua atividade na rede.

Inquérito sobre a pontuação do SSI
Resultado de uma sondagem feita sobre o SSI
  • Se tiver um valor abaixo de 40 deve procurar ser mais ativo na rede;
  • Valores entre 41 e 65 revelam que a atividade é regular na rede, mas que pode melhorar;
  • Mais de 65 pontos no SSI quer dizer que tem uma boa atividade e que deve continuar assim!

Manter uma pontuação alta pode ser um objetivo ou um KPI Linkedin a ter em mente relativamente à atividade na rede. Mas esta pontuação também traz benefícios para o seu posicionamento no LinkedIn.

Esses benefícios passam principalmente por:

  • Melhor posicionamento em pesquisas;
  • Maior alcance das publicações;
  • O perfil é mais vezes sugerido como sugestão.

Visto os pontos que tornam interessante esta análise, explora-se quais os 4 pontos fulcrais da pontuação SSI e como os aumentar.

Os 4 Pilares do Social Selling Index no LinkedIn

Estabelecer a sua marca pessoal

Complete seu perfil tendo o cliente em mente. Publique conteúdo útil para se tornar um líder inovador no setor.

LinkedIn

Ou seja, esta métrica está diretamente associada à força do perfil, através da construção de um perfil LinkedIn campeão e da publicação regular de conteúdo na rede.

Com esses passos feitos, pode-se pensar em otimizar ainda mais esta métrica, através de coisas como LinkedIn Keywords (palavras-chave para tornar o perfil mais encontrado em pesquisas).

Além disso, outro ponto de otimização será fazer por tornar o seu perfil mais apelativo.

Outros pormenores incluem também, mais especificamente, escrever artigos dentro do LinkedIn, que podem dar origem a uma newsletter LinkedIn e que pode, em volta, atrair mais público à sua rede.

Localizar as pessoas certas

Este segundo ponto das métricas é mais direto do que os outros: está relacionado com a construção da rede. Mas o LinkedIn não valoriza a construção da rede com qualquer pessoa.

Enviar convites em massa poderá causar penalizações à sua conta!

Portanto, como se aumenta esta pontuação?

Em primeiro, um fator que muito afeta este parâmetro é a pesquisa de utilizadores. Não apenas a pesquisa “normal” por nomes, mas a pesquisa avançada do LinkedIn, assim como seus filtros.

Pesquisa no LinkedIn
Aceda aos diferentes filtros para obter melhores resultados de pesquisa ao clicar na imagem!

O LinkedIn valoriza esse aspeto pelo facto de estar a procurar especificamente pelas pessoas, seja para negócio ou networking. Desta forma pode conectar-se com pessoas da sua área e que lhe podem oferecer novos ensinamentos e oportunidades.

Outros aspeto que irá resultar destas pesquisas e visitas ao perfil serão visitas ao seu perfil. E isto contribui também para o aumento desta pontuação.

É também importante notar que o uso de certas funcionalidades do Sales Navigator também contribuem para o aumento desta pontuação. Por exemplo, a pesquisa avançada de leads e salvá-los em listas.

Interagir oferecendo insights

Esta descrição pode indicar que apenas é preciso reagir e interagir nas publicações dos outros para subir esta pontuação. Tanto as suas interações com os outros, como as interações dos outros consigo têm peso.

Por isso, e voltando ao ponto feito anteriormente sobre a estratégia de conteúdos, é importante que as publicações sejam significativas para a sua rede.

Atividade no LinkedIn, que contribui para o Social Selling Index
Uma atividade regular no LinkedIn é benéfica para o SSI

Desta forma irá gerar tração às suas publicações e gerará o maior número de interações. Isto acaba por ser benéfico relativamente ao seu Social Selling Index no LinkedIn.

Mesmo assim é importante também interagir e dedicar algum tempo a comentar de forma significativa nas publicações dos outros, para também gerar maior autoridade.

Leia também: A arte de bem comentar no LinkedIn – Melhores dicas

A interação em grupos é também um fator que é considerado pelo Social Selling Index no LinkedIn. Ou seja, aderir a grupos e participar neles, assim como receber e dar interações dentro do mesmo contribui para o aumento desta pontuação.

Algumas funções do Sales Navigator têm peso nesta métrica, funcionalidades como Smart Links e a taxa de aceitação de InMails.

Criar relacionamentos

O último pilar que compõe o Social Selling Index no LinkedIn é a métrica de “Criar relacionamentos”. Volta a ser uma descrição mais precisa, que foca exatamente no estabelecer e fortalecer relações.

Este parâmetro alia o que foi referido sobre as pesquisas efetuadas às conexões que estabelece. Ou seja, se pesquisa pelas pessoas certas e as pessoas certas conectam-se consigo, o LinkedIn valoriza essa ação ao aumentar a pontuação.

As trocas de mensagens também são importantes no aumento desta pontuação. Ao enviar mensagens estará a cultivar melhores relações, algo que o LinkedIn vê como um sinal positivo.

Faça conexões estratégicas e relevantes, envie mensagens de boas-vindas aos seus novos contactos e responda a todas as mensagens que receber. Desta forma conseguirá obter uma rede de conexões muito mais forte.

Pronto para melhorar o seu Social Selling Index?

Dashboard do Social Selling Index no LinkedIn - perfil com alto SSI
Faça por manter ou ultrapassar esta pontuação!

Revistos todos os pontos sobre o SSI, agora é altura de o melhorar ou manter. Como foi referido, o Social Selling Index é o reflexo da sua atividade no LinkedIn. Por isso, o primeiro passo é, sem dúvida, ter uma atividade mais regular.

Ao utilizar a rede de forma natural e consistente, o SSI aumentará naturalmente. Contudo, saber todas estas dicas acaba por facilitar o processo. Assim poderá dar uma maior visibilidade e alcance ao seu perfil.

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